Sou Paciente, familiar ou cuidador
O que é Zika?
É uma arbovirose causada pelo vírus Zika, que geralmente é transmitido através de picadas de fêmeas de mosquitos Aedes aegypti. Esta espécie de mosquito também é responsável pela transmissão da dengue e Chikungunya no Brasil.
Outras formas de transmissão do vírus Zika incluem da mãe para feto durante a gravidez (transmissão vertical), transmissão interpessoal durante o contato sexual e transmissão por transfusão de sangue.
A doença pelo vírus Zika em gestantes aumenta o risco para o desenvolvimento de alterações ao nascimento e complicações neurológicas no bebê. Uma das principais complicações é a microcefalia, entre outras manifestações.
A infecção pelo vírus Zika na gestante pode causar febre, manchas na pele, dor nas articulações (juntas) e olhos vermelhos.
O transmissor (vetor) do vírus Zika é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar, portanto, o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, épocas quentes e úmidas.
O mosquito Aedes aegypti é o mesmo mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e a febre amarela.
Deve-se reduzir a infestação de mosquitos por meio da eliminação de criadouros, sempre que possível, ou manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas/capas/tampas.
Recomenda-se as seguintes medidas de proteção individual:
- Utilize telas em janelas e portas
- Use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas
- Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis
- Use preservativos (camisinha) nas relações sexuais, mesmo com parceiro(a) fixo, pois você ou seu parceiro(a) podem ter sido expostos ao vírus
Atenção: Não existe vacina para a infecção pelo vírus Zika.
Após o nascimento, o seu bebê será avaliado pelo profissional de saúde na maternidade. A medição da cabeça do bebê (perímetro cefálico) é um dos pontos centrais dessa avaliação.
Além dos testes de Triagem Neonatal de Rotina (teste de orelhinha, teste do pezinho, teste do coraçãozinho, avaliação do Frênulo Lingual “teste da linguinha” e teste do olhinho), serão realizados outros exames.
Seu bebê será avaliado e acompanhado conforme as condições de nascimento.
Mantenha o acompanhamento do seu bebê na Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação do crescimento e desenvolvimento.
Além do acompanhamento de rotina, seu bebê precisa receber estimulação precoce.
Caso o bebê apresente alterações ou complicações (neurológicas, motoras ou respiratórias, entre outras), o acompanhamento por diferentes especialistas poderá ser necessário, dependendo de cada caso.
Mantenha a vacinação em dia, de acordo com o calendário vacinal da Caderneta da Criança (Menino e Menina).
Última atualização: 14 de janeiro de 2022