Vigilância em saúde
Educar a população é fundamental. Aumenta a consciência coletiva sobre os transtornos decorrentes do uso de álcool e alerta sobre a possibilidade de tratamento na Rede de Atenção à Saúde.
Para todos os pacientes atendidos, após a estabilização do quadro inicial, os profissionais de saúde devem estar preparados (e sensibilizados) para abordar os pacientes quanto ao consumo de álcool se for identificado consumo de risco ou transtorno por uso de álcool.
Orientar sobre o consumo moderado ou álcool zero de acordo com as características individuais. Consulte doses máximas de consumo.
A sensibilização das pessoas para os perigos do álcool e seus efeitos no organismo permite a identificação precoce e possibilidade de tratamento nas unidades de saúde.
Realize a aplicação do teste AUDIT-3 (reduzido) para identificação de problemas relacionados ao uso de álcool (pode ser aplicado por qualquer profissional de saúde).
Teste AUDIT-3*
1. Com que frequência você toma bebidas alcoólicas? |
(0) Nunca (1) Mensalmente ou menos (2) de 2 a 4 vezes por mês (3) de 2 a 3 vezes por semana (4) 4 ou mais vezes por semana |
2. Quando você bebe, quantas doses você consome normalmente? |
(0) 1 ou 2 (1) 3 ou 4 (2) 5 ou 6 (3) 7 a 9 (4) 10 ou mais |
3. Com que frequência você toma 5 ou mais doses de uma vez? |
(0) Nunca (1) Menos de uma vez ao mês (2) Mensalmente (3) Semanalmente (4) Todos ou quase todos os dias Se a soma das questões 2 e 3 for 0, avance para as questões 9 e 10 |
*AUDIT (Alcohol use disorders identification test): O teste de Identificação de distúrbios por uso de álcool é um instrumento desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde. O AUDIT-3 (versão reduzida) pode ser utilizado para rastreamento.
Fonte: Adaptado de Is the full version of the AUDIT really necessary? Study of the validity and internal construct of its abbreviated versions, Austin: Alcohol Clin Exp Res, 2010.
Resultado acima de 3 pontos para mulheres e acima de 4 pontos para homens - encaminhar para avaliação médica.
Atenção: Avalie o encaminhamento do paciente para tratamento e acompanhamento na Atenção Primária/Centro de Atenção Psicossocial de referência (preferencialmente álcool e drogas).