Sou Gestor - Transtornos por uso de álcool no adulto
A implantação da Linha de Cuidado depende dos fluxos e metas estabelecidas, dos recursos disponíveis, dos setores articulados, do envolvimento dos profissionais de saúde, das ações de formação profissional, da adequada gestão dos processos e do constante monitoramento.
Se seu Município ou Região já possui uma Linha de Cuidado para o adulto com Doença renal crônica (DRC), avaliar a possibilidade de adequações com a linha de cuidado proposta.
Para mais informações, consulte Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Rede de cuidados à saúde da pessoa com Transtorno por uso de álcool
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), é um conjunto de diferentes serviços disponíveis nas cidades e comunidades, que articulados formam uma rede, devendo ser capaz de cuidar das pessoas com transtornos mentais e com problemas em decorrência do uso de álcool e drogas, bem como a seus familiares, nas suas diferentes necessidades.
Fonte: Adaptado de Cartilha sobre saúde mental. João Pessoa: Instituto Federal da Paraíba, 2019.
Rede de apoio à saúde mental
Fonte: Adaptado de Cartilha sobre saúde mental. João Pessoa: Instituto Federal da Paraíba, 2019.
- Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), 2011
- As ações de promoção da saúde são custo-efetivas na prevenção de DCNT. Prevenir o tabagismo e o uso nocivo do álcool e manter hábitos saudáveis, como alimentação saudável e atividade física, reduzem o risco de DCNT
- Decreto nº 9.761, de 11 de abril de 2019 e Lei nº 13.840, de 5 de junho de 2019, que aprova a Política Nacional sobre Drogas (PNAD) - Visa a construção de uma sociedade mais saudável por meio da prevenção, do tratamento, do acolhimento, da recuperação e reinserção social, garantindo o direito à assistência intersetorial, interdisciplinar e transversal, às pessoas com problemas decorrentes do uso indevido ou da dependência do álcool e de outras drogas com incentivo a promoção da abstinência
Para mais informações sobre a Política Nacional sobre drogas, credenciamento de comunidades terapêuticas e entidades de prevenção, acesse “Como aderir?” na página do Ministério da Cidadania.
Para mais informações sobre a estratégia para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional acesse e-SUS na Atenção Primária à Saúde.