Situações agudas - Transtornos por uso de álcool no adulto
Relação dose-efeito
A ingestão de grande quantidade de álcool em um curto período também pode causar inúmeros transtornos. O uso em binge, é definido como consumo de 4 ou mais doses (em mulheres e idosos) ou 5 ou mais doses (em homens) de bebida alcoólica, em uma mesma ocasião. O consumo em binge está relacionado a problemas agudos, como violência, acidentes de trânsito, transtornos mentais e tentativas de suicídio.
Fonte: Adaptado de Álcool e a Saúde dos Brasileiros: Panorama 2020. São Paulo: Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), 2020.
Intoxicação Aguda
A intoxicação aguda ocorre quando a pessoa ingere uma quantidade de álcool superior ao que seu corpo consegue metabolizar naquele período de tempo, provocando sintomas característicos da intoxicação. A intensidade dos sintomas têm relação direta com a concentração de álcool no sangue, que vai depender de diferentes fatores como:
- Quantidade ingerida, velocidade de ingestão, se a pessoa se alimentou ou não previamente, o metabolismo do indivíduo, vulnerabilidade genética, questões constitucionais (altura, massa muscular e gordura), e o desenvolvimento ou não de tolerância
- Síndrome de Abstinência ao Álcool (SAA)
Síndrome que pode ser desenvolvida quando há uma interrupção ou diminuição do consumo de álcool em um indivíduo com transtorno por uso de álcool moderado ou grave.
Caracterizada por sintomas de excitação do sistema nervoso central, podendo ir de quadros leves (tremores, ansiedade) a quadros graves com risco de vida, como convulsões e delirium tremens.
Quanto maior o tempo, quantidade e frequência de consumo de álcool, maior a chance de apresentar a SAA.