Vigilância em saúde
Educar a população é fundamental. Aumenta a consciência coletiva sobre os transtornos decorrentes do uso de álcool e alerta sobre a possibilidade de tratamento na Rede de Atenção à Saúde.
Após a estabilização do quadro inicial, os profissionais de saúde devem estar preparados (e sensibilizados) para abordar os pacientes quanto ao consumo de álcool se for identificado consumo de risco ou transtorno por uso de álcool.
Orientar sobre o consumo moderado ou álcool zero de acordo com as características individuais. Consulte doses máximas de consumo.
A sensibilização das pessoas para os perigos do álcool e seus efeitos no organismo permite a identificação precoce e possibilidade de tratamento nas unidades de saúde.
Atenção: Oriente o paciente a procurar ajuda na unidade de Atenção Primária ou Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de referência (preferencialmente álcool e drogas).
Os CAPS funcionam de forma articulada com a Rede de Atenção às Urgências e Emergências participando diretamente do resgate voltado aos usuários com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas.