Definição - Tabagismo
O tabagismo é uma doença crônica, de caráter epidêmico, consequente à dependência à nicotina, a principal, mas não única substância causadora da adicção. O cigarro convencional contém milhares de substâncias químicas, sendo fator de risco para múltiplas doenças graves, como doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas e diversas neoplasias, dentre outras. Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), como o cigarro eletrônico, também têm nicotina, sendo que seu uso foi associado aos riscos das mesmas doenças crônicas que o cigarro comum.
Estimativas produzidas por estudos epidemiológicos de coorte indicam que indicam que a expectativa de vida média é reduzida em 10 anos em pessoas tabagistas. Quando a suspensão definitiva do uso ocorre antes dos 40 anos, o risco de morte reduz em até 90%.
No Brasil o Programa Nacional de Controle do Tabagismo desenvolve três ações centrais:
- Prevenção da iniciação
- Cessação do tabagismo
- Promoção de ambientes livres de tabaco
O principal objetivo do programa de tratamento do tabagismo desenvolvido nas unidades de saúde é a abstinência tabágica (que inclui a cessação do tabagismo e a prevenção de recaída), por meio de intervenções cognitivas, treinamento de habilidades comportamentais e tratamento farmacológico (a exceção de situações especiais).
O tratamento do tabagismo pode e deve ser realizado em qualquer nível de atenção do SUS, preferencialmente na Atenção Primária.
A rede de Atenção Primária à Saúde tem maior capilaridade, possibilitando maior alcance populacional.