Consulta pré-natal
O objetivo do acompanhamento pré-natal é assegurar um bom desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, abordando aspectos psicossociais e atividades educativas e preventivas. O pré-natal busca preparar a mulher para a maternidade, abordando as alterações próprias da gestação, como o aumento do peso, oscilações hormonais, bem como fazer promoção, prevenção e o diagnóstico de intercorrências existentes que interfiram no bom andamento da gravidez. Sempre que possível, considerando o contexto da mulher, inserir e preparar o parceiro buscando um envolvimento consciente e ativo em todas as ações voltadas ao planejamento reprodutivo, gestação, criação e vínculos afetivos saudáveis com a parceira e a criança. Para informações acesse Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde.
A assistência pré-natal de qualidade com a detecção e atendimento precoce das situações de risco, contribui para a redução da mortalidade materna e neonatal, especialmente às mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, sendo o seu acesso o principal indicador de prognóstico do parto e nascimento.
Durante as consultas de pré natal, o profissional de saúde deve preparar a família para a chegada do recém nascido, quanto às mudanças que se fazem necessárias no ambiente familiar e as adaptações que devem ocorrer com essa chegada, especialmente quando se trata do primeiro filho.
Para informações, consulte a Linha de cuidado do pré-natal de baixo risco.