Linhas de Cuidado

Definição - Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)

Definição universal de infarto agudo do miocárdio (IAM): Elevação e/ou queda de marcadores de lesão miocárdica, preferencialmente troponina, com pelo menos um valor acima do percentil 99 de normalidade do ensaio, em pelo menos uma amostra nas primeiras 24 horas, associado a pelo menos uma condição abaixo:

  • Sintomas sugestivos de isquemia miocárdica aguda
  • Alterações com características isquêmicas novas no eletrocardiograma (ECG)
  • Desenvolvimento de onda Q patológica no ECG
  • Exame de imagem com evidência de perda de viabilidade miocárdica ou disfunção segmentar nova consistente com etiologia isquêmica
  • Trombo intracoronário detectado na angiografia

Atenção: Apesar do exame de troponina ser parte da definição diagnóstica de IAM, o manejo inicial da síndrome coronariana aguda deve ser iniciado imediatamente na suspeição diagnóstica, não devendo ser esperado o resultado da troponina.

Características da dor sugestiva de isquemia miocárdica
Categoria Característica

Localização

Em quaisquer das seguintes regiões: Tórax, epigástrio, mandíbula, ombro, dorso ou membros superiores

Qualidade

Aperto, peso, opressão, desconforto

Irradiação

Membros superiores (direito, esquerdo ou ambos), ombro, mandíbula, pescoço, dorso e região epigástrica

Duração

Mais de 20 minutos

Fator desencadeante

Sem necessidade de fator causal desencadeante

Fator de alívio

Uso de nitroglicerina e derivados

Não alivia com repouso

Sintomas associados

Sudorese, náusea, vômito, palidez, dispneia, pré-síncope e síncope

Os pacientes com IAM devem ser divididos em 2 grupos de acordo com os achados presentes no ECG:

Paciente com infarto agudo do miocárdio COM supradesnivelamento do segmento ST (IAMCSST) ou bloqueio de ramo esquerdo (BRE) novo ou presumivelmente novo, condição geralmente relacionada com oclusão coronariana e necessidade de reperfusão imediata.

Pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA) SEM supradesnivelamento do segmento ST (SCASSST): Por possuir manejo clínico semelhante, engloba o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio sem supradesnivelamento do segmento ST (IAMSSST) e Angina Instável.

  • IAMSSST: Paciente com dor torácica aguda sem supradesnível persistente do segmento ST (IAMSSST), associado ou não a outras alterações de ECG que sugerem isquemia miocárdica, COM elevação de marcadores de necrose miocárdica
  • Angina Instável: Paciente com dor torácica aguda sem supradesnível persistente do segmento ST (IAMSSST), associado ou não a outras alterações de ECG que sugerem isquemia miocárdica, SEM alteração de marcadores de necrose miocárdica

Para visualização das alterações eletrocardiográficas, consulte Interpretação do eletrocardiograma.

IAM secundário à isquemia por desequilíbrio de oferta/demanda de oxigênio pelo miocárdio, não relacionado diretamente à aterotrombose coronariana.

Situações em que há necrose miocárdica com elevação de marcadores de necrose. Podem ser secundárias a causas cardíacas (como miocardite, arritmias, insuficiência cardíaca descompensada) ou não cardíacas (como choque, anemia grave, sepse e hipóxia).

Condição em que os pacientes apresentam elevação de troponina, documentação angiográfica com ausência de doença arterial coronariana (DAC) obstrutiva (ateromatose com estenose < 50% ou coronárias normais) e nenhuma causa clinicamente evidente não coronariana que justifique a apresentação aguda. Cerca de dois terços dos pacientes com MINOCA se apresentam clinicamente como IAMSSST.

Possui prognóstico variado, dependente do mecanismo subjacente e de fatores de risco associados.

Para avaliação do diagnóstico diferencial, consulte a Linha de Cuidado de Dor Torácica.