Situações Agudas em Cuidados Paliativos
Para mais informações sobre o Manejo Inicial, Tratamento (Dor) e Plano de orientação, consulte Cuidados Paliativos.
- Avaliar sinais de sangramento vaginal (Excluir outras causas como trauma, coagulopatia, plaquetopenia, fármacos potencializadores, insuficiência hepática grave)
Sangramento vaginal
- Avaliar Conforme a intensidade e duração do sangramento e considerar (conforme a disponibilidade do ponto assistencial em que está sendo realizado o atendimento e a necessidade de encaminhamento):
- Iniciar ácido épsilon aminocapróico (antifibrinolítico) 100 a 200 mg/kg 3 a 4x dia (intravenosa, diluir em 250 a 500 mL de soro fisiológico 0,9% ou soro glicosado 5%)
- Sedação se necessário com benzodiazepínico 5 a 20 mg intravenosa
- Uso de tampão vaginal - o procedimento é realizado pela equipe médica (ginecologista) com auxílio da equipe de enfermagem em Unidade de emergência
- Em cuidados paliativos, entendemos que o procedimento de transfusão deva ser avaliado com critério, tendo definido quando o paciente estiver severamente sintomático, podendo se beneficiar do procedimento
Unidade de Pronto Atendimento e Unidade Hospitalar
- Avaliar uso de tampão vaginal - o procedimento é realizado pela equipe médica com auxílio da equipe de enfermagem. Gaze de tamponamento (a metro) ou compressa estéril inserida na vagina e embebida em soro fisiológico, vaselina ou creme vaginal com metronidazol. A colocação deve ser feita preferencialmente com visualização por exame especular e deve-se exercer pressão da gaze sobre o colo uterino e área sangrante. Poderá permanecer por 24 horas, podendo ser substituída por outra. Pode ser necessário analgesia para realizar o procedimento
- Embolização das artérias uterinas (procedimento complexo)
- Radioterapia hemostática (se ainda não fez radioterapia)
Atenção: Para pacientes em que se definiu tratamento paliativo, realizar plano de diretivas antecipadas sobre cuidados e tratamentos que devem ou não ser realizados: deixar registrado no documento de alta da paciente.
Realizar contato com a Unidade de Atenção Primária para planejar necessidades de apoio à paciente e familiares, atenção domiciliar - Incluir o Programa Melhor em Casa, se disponível na região.
Serviço de Atendimento Móvel / SAMU (192)
- Conforme a intensidade e duração do sangramento, avaliar:
- Instabilidade hemodinâmica - considerar a infusão de solução cristaloide ou coloide